Informação importante: as vendas das coisicas aqui expostas ainda disponíveis na Lojinha estão suspensas temporariamente.

19 de novembro de 2015

Coisicas Artesanais - Oxum



"Eu vi mamãe Oxum na cachoeira
sentada na beira do rio
colhendo lírio-lírio-ê
colhendo lírio-lírio-á
colhendo lírio pra enfeitar o seu gongá"
(canto tradicional religioso brasileiro)


No rico panteão iorubano, cada entidade costuma se equivaler a uma força da natureza. Oxum é a grande mãe dos rios de água doce. Também por isso é o símbolo da fertilidade e vida na Terra. Uma das esposas de Xangô, queridinha de Iansã e Exu, vaidosa e sensual, Oxum também representa a feminilidade.

Esta peça foi a minha primeira produção em cerâmica das (apenas) três que fiz sob o olhar sempre atento e cuidadoso e as orientações valiosas da queridíssima Flory Menezes, com quem fiz aulas no ano de 2014.

Eu não tinha a menor intenção de fazer, da minha primeira peça, uma Oxum. Na verdade eu imaginava retratar uma certa Maria no momento exato em que soube que trazia no ventre um menino..., na hora da certeza íntima e só sua da concepção. Mas a cerâmica tem dessas coisas (principalmente se tuas mãos são ainda inexperientes no trato com ela): a cerâmica pode querer se impor pra você. E foi assim que ela se impôs neste caso. Mas também foi imensamente generosa comigo: para alguém que desejava retratar a beleza e o divino da maternidade no seu momento mais íntimo no espírito de uma mulher (na hora em que se sabe grávida), ver nascer uma Oxum, a grande mãe da fertilidade (sincretizada muitas vezes com a própria Conceição!), foi um presente... dos deuses! 


coisicasartesanais.blogspot.com.br
R$ 200,00
coisicasartesanais.blogspot.com.br
Alguns detalhes
coisicasartesanais.blogspot.com.br
R$ 200,00


Técnica e material: escultura em cerâmica queimada, pintada a mão e com aplicação de miçangas em hastes de arame.

Medidas: 23cm de altura, 14 cm de profundidade (dos joelhos aos pés) e 11,5cm de largura (distância entre os cotovelos). 

Quem tiver interesse nessa peça, basta entrar em contato através do e-mail abaixo para combinarmos modo de pagamento e envio.



* * * 

Aproveito para replicar aqui o áudio de "Estrela de Oxum", uma canção super bonita e delicada, de autoria de Rodolfo Stroeter e Joyce, aqui apresentada na belíssima voz de Mônica Salmaso, em seu álbum "iaiá"... Para finalizar esta postagem no embalo bom dessa energia doce de beira de rio...


..............................................................................................................................................................

Poderá também gostar de...

Um comentário:

  1. Linda peça ! Acabamento e concepção feitas com carinho e qualidade!

    ResponderExcluir