Informação importante: as vendas das coisicas aqui expostas ainda disponíveis na Lojinha estão suspensas temporariamente.

5 de dezembro de 2015

Flory Menezes - Realismo e delicadeza


Quem anda lendo postagens minhas por aqui já deve saber que fui aluna da Flory Menezes - num curtíssimo mas delicioso espaço de tempo, no ano de 2014. Mas antes de me tornar aluna eu já tinha adquirido uma peça sua (isso muito antes de eu sequer sonhar fazer aulas de escultura!).

A peça é um São Francisquinho (lindo!) de Assis. Sentadinho num toco, de calças curtas, as canelas de fora... Os cotovelos sobre os joelhos e as mãos cruzadas servindo de apoio ao rosto... Um pássaro branco pousado na perna esquerda, um outro pássaro no ombro direito... E uma carinha serena de quietude e contemplação... de Paz e Bem...

Era dezembro de 2008. As festas de fim de ano estavam muito próximas. Vi o tal Francisco na vitrine de uma galeria em Búzios (RJ) - a galeria da Flory que, à época, eu nem sonhava conhecer! Me encantei com a delicadeza daquela peça (e, claro, com a sua "novidade iconográfica", né? Uma "tara" minha... - entenda melhor aqui) e, como estávamos pertinho do Natal, não me fiz de rogada e a pedi de presente ao marido! 

Entramos na loja e compramos a peça. Eu, muito feliz da vida! Não lembro mais nada. Só lembro que a dona que nos atendeu pareceu também feliz de ver a minha alegria. E o Francisquinho da Flory veio cá pra casa embelezar e trazer encanto pros meus olhos e se juntar a outros Francisquinhos num cantinho da minha sala. 


coisicasartesanais.blogspot.com.br
São Francisco (lindo!) da Flory...

Alguns anos se passaram... Cinco a seis anos... E na virada para 2014 eu fiz uma viagem que mexeu comigo de maneira especial... Voltei pra casa com uma vontade inquieta de mexer com barro e criar... "coisas", figuras, personagens, santinhos... Era uma vontade que, embora tímida, latejava...

E lá fui eu catar na internet algo que nem sabia bem direito o quê... Aulas de cerâmica? Não. O que eu queria mesmo (isso me explicou uma ceramista com quem eu havia feito um primeiro contato) eram aulas de escultura! - e me indicou uma artista plástica sua conhecida: Flory Menezes (!)...

Mas, vixe! Como é que eu, tendo já uma peça da Flory em casa, não pensei nisso antes? Sim, porque a peça foi comprada em Búzios mas na sacola onde foi embalada estava escrito que a artista tinha ateliê também no Rio!
 

"Quantas vezes a gente, em busca da ventura,
Procede tal e qual o avozinho infeliz:
Em vão, por toda parte, os óculos procura
Tendo-os na ponta do nariz!"
(Mário Quintana - Da felicidade)


A Flory é uma pessoa encantadora! Além de professora zelosa e dedicada! (E querida, e risonha, alegre, gentil!)... Conduz alunos de diferentes histórias, vontades e estilos criativos, "mapeando" e trazendo à tona o que cada um tem a desenvolver para encontrar o "seu melhor" no contato com a escultura em cerâmica. Ainda por cima, é uma artista que cria peças, a meu ver, incríveis! Por reunirem elementos que as conferem um realismo estonteante e pelo toque de leveza e de "descontração" presentes nas suas composições, especialmente a partir das muitas texturas (por ela experimentadas com propriedade de mestre) que inundam suas peças de uma naturalidade ímpar! Tudo isso sem deixar de lado a delicadeza comum apenas àqueles dotados de extrema sensibilidade artística...

Flory Menezes alia, brilhantemente, técnica e sensibilidade e nos apresenta um realismo com doçura, sem "crueza", sem "rigidez". Não é incisivo, é sutil. Não expõe, insinua. Não quer te convencer de nada, simplesmente te faz crer. Porque traz movimento e leveza que se desdobram em gestos e olhares em peças riquíssimas em detalhes, mas aqueles detalhes tão profundos que fazem parecer que suas peças têm alma (e têm!). Daí, ninguém se espantaria se alguma criatura divina, um deus, passando diante de uma peça sua a quisesse soprar nas narinas, só de curiosidade, intrigado... E tampouco causaria espanto se, a partir de um gesto desses, uma peça da Flory saísse de fato caminhando...

Conheça mais sobre as obras e o trabalho da Flory, aqui!

E veja aqui! a primeira peça que fiz enquanto aluna da Flory!
...............................................................................................................................................................


Poderá também gostar de...

Coisicas Artesanais - Oxum

Nenhum comentário:

Postar um comentário