3 de julho de 2017

PAP - Flores de Tecido


"Eu tava forrando a cama
a cama pro meu amor
deu um vento na roseira
a cama se encheu de flor.
Leva eu, saudade,
se me leva eu vou"
(canto de trabalho das mulheres destaladeiras de fumo - Arapiraca/AL)

O Passo a Passo de hoje chega embaladinho por cantiga feminina, trazido num sopro de brisa fresca cheirando a bem-querer e casinha enfeitada de fulô... Ai-ai...

Bora lá? :)


Coisicas Artesanais - Simone dos Santos


Você vai precisar de:
- linha, agulha e alfinetes;
- tecidinhos com estampa de sua preferência;
- tesoura;
- palitinhos para aromatizante ou de churrasquinho;
- cola quente;
- tinta pva em tons de verde e/ou marrom para colorir os palitinhos (opcional).
- vidrinho de pimenta, de perfume, de condimento... ou lata de leite condensado ou de leite em pó para colocar suas flores (vai depender do tamanho do palitinho escolhido).

Obs.: um tecido que eu gosto muito de usar é o tricoline. Além de ter um toque suave e desfiar muito pouco, ele também pode ser encontrado em padrões com estampas mistas numa única peça. Isso facilita muito "a vida" na hora de escolher/compor as cores do seu trabalho, porque o tecido já traz padrões em tons e estampas complementares e que super combinam ente si ;)


Coisicas Artesanais - Simone dos Santos


Bem, a gente começa recortando o tecido em retângulos de aproximadamente 30 x 10 cm. Cada retângulo será uma flor. Se preferir, você pode fazer um retângulo em cartolina ou folha de acetato e usar como molde para riscar e cortar o tecido. Eu fiz no olhômetro mesmo, afinal, nem as flores duma roseira têm o mesmo tamanho, nem a natureza é tão milimetricamente simétrica assim... E nem eu tão capaz de superar certa preguiça - o mais contundente dos "argumentos"! ;P

Dobre o retângulo pela metade, na horizontal (de comprido), e prenda a dobra com ajuda de uns alfinetes. Recorte a borda oposta à dobra fazendo "ondinhas" de ponta a ponta. No final, deixe um pedaço bem fininho (de 5 a 7 cm, para amarrar no palitinho). Alinhave a borda ondulada. Use uma linha colorida, de modo a deixar evidente o alinhavo - para dar um charme rústico. Ao final, arremate. Obs.: esta será a parte visível da flor.

Coisicas Artesanais - Simone dos Santos

Na borda oposta à que vc acabou de alinhavar, ou seja, rente à dobra, faça outro alinhavo, mas agora puxando a linha, de modo a deixar o tecido ligeiramente "enrugadinho". Não arremate. Deixe uma sobra de linha "pendurada", pois será necessário ajustar o quanto ainda vamos puxar a linha para dar o efeito desejado quando estivermos aplicando ao palitinho. Obs.: esta será a "base" da flor, a parte que ficará presa ao palito.


Coisicas Artesanais - Simone dos Santos

Dê um nó com a ponta estreita do tecido no palitinho e, com um pinguinho de cola quente, ajuste o "rabo do nó" sobre a ponta do palito para cobri-lo, feito um "botão de flor". Vá "contornando" o palito com o tecido, aplicando cola em alguns pontos para fixar e alternando isso com umas "repuxadas" na linha, para enrugar o tecido o suficiente para parecer uma flor. Só ao final, quando der toda a "volta" com o tecido no palito, arremate. Obs.: cuidado para não queimar os dedos com a cola quente! :P

Coisicas Artesanais - Simone dos Santos


Pintar o palitinho é opcional. Eu faço assim: sujo a ponta do dedão e do indicador com tons de verde e marrom e "lambreco" o palitinho. Observação importante: pinte o palitinho e espere secar, antes de aplicar o tecidinho, para evitar borrar sua flor.

Sua primeira flor está pronta! Coloque-a num vidrinho bem bonito, de gargalo comprido (tipo uns vidrinhos de pimenta ou de molhinhos), como um arranjo de "solitária", aplique um lacinho do próprio tecido (desfie as pontinhas) ou faça dezenas de flores e monte um bouquet!

Coisicas Artesanais - Simone dos Santos

Eu fiz um bouquet e o coloquei numa latinha de leite pintada com PVA acetinado, onde apliquei decoupage de motivo floral e arrematei com laço de palha da costa.

E então? Gostou? Animou de fazer fulores para enfeitar de cores o seu lar??

Aproveito para replicar aqui o vídeo com a participação do Grupo Balaio no programa Sr. Brasil, onde eles interpretam a cantiga cujos versos introduziram este post... Pra curtir essa energia boa de aconchego e bem-querer e inspirar casas floridas, de janelas abertas (ai-ai)... pra deixar entrar o Amor!

..........................................................................................................................................................

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...