Informação importante: as vendas das coisicas aqui expostas ainda disponíveis na Lojinha estão suspensas temporariamente.

18 de dezembro de 2017

PAP - un cuore di cartone!

Porque reciclar é preciso... e é possível ;)


A pecinha que apresento hoje foi total-inspirada numa imagem que vi (via pinterest) de um Blog super fofo!!! E, precisamente porque aquele blog e sua autora/artesã são italianos, o título deste post veio em italiano. Afinal, vai que o Coisicas aqui, além de ultrapassar a marca de 7 leitores, começa também a receber visitas de italianos?! Se este for o caso, ao menos o título eles poderão compreender: um coração de papelão! ;)

A peça original (veja aqui), criada por Annarita, do blog "Tutti guardano le nuvole" (todos olham as nuvens, em português), é  feita de madeira, mas quando bati o olho nela eu imaginei recriá-la com várias camadas de papelão e dar o acabamento com massa corrida ou F12... Na dúvida, experimentei os dois!


Coisicas Artesanais - Simone dos Santos - PAP coração de papelão

E aqui segue o nosso PAP de hoje! Um pouquinho trabalhoso, mas troppo facile! ;)

Você vai precisar de:

- papelão (daquela encomenda feita pela internet e que iria mesmo parar no lixo)
- molde no formato de coração
- lápis, tesoura e estilete
- pedacinhos de corda ou barbante (ou outra coisa que o valha - para fazer a alcinha de pendurar)
- fita crepe (para proteger a alcinha enquanto passa a massa)
- cola branca e pincel
- massa corrida ou "madeira em massa" F12 (usei nos tons ipê e sucupira)
- espátula e lixa (e um paninho úmido para tirar o pó da peça após lixada)
- cera incolor em pasta e paninhos (um para aplicar a cera, outro para lustrar a peça)
- esponja, betume e gel matizante
- para enfeitar o coração: cola quente, fitas, laçarotes, flores de papel ou rococós, rendas, cordinhas, barbantes OU o que mais lhe agrade ;)


Coisicas Artesanais - Simone dos Santos - PAP coração decorativo
Influenciada pelo belíssimo coração da Annarita, inicialmente separei flores e fitas

Se você ainda não tem um molde de coração, é possível fazer um dobrando uma cartolina ao meio e riscando uma "metade de coração" junto à dobra. Como eu precisava que o meu coração tivesse uma largura máxima que coubesse no meu papelão, eu tracei uma linha paralela à dobra (considerando a metade da largura que eu queria) para me guiar dentro do limite necessário. 
Risquei meio coração e, então, cortei sobre o risco (com a cartolina ainda dobrada). Feito isso, basta abrir o pedaço recortado e você terá um coração perfeitinho, sem o perigo de ficar torto! ;)

Observação: o meu coração ficou com, aproximadamente, 8,5 cm de altura e 9 cm de largura.

Coisicas Artesanais - Simone dos Santos - PAP coração decorativo

(Observe, pelas marcas de lápis na foto 1, que eu fiz vários riscos e fui apagando até chegar num desenho de coração mais gorduchinho, que era o que eu queria. Lição para a vida: nem sempre o que a gente se propõe a fazer dá certo assim, de primeira, rs). 

Faça o risco do molde sobre o papelão em número suficiente para montar um "sanduíche" com várias camadas de coração. (Considere uma proporção bacana entre o tamanho e a espessura da peça). Com a ajuda de um estilete, faça os cortes no papelão (seguindo os riscos) e teste a espessura mais adequada, sobrepondo várias camadas até decidir quantas são suficientes para o tamanho do teu coração. Para o meu caso, 3 camadas me pareceram o mais adequado.


Coisicas Artesanais - Simone dos Santos - PAP coração decorativo
Antes de colar as camadas, faça um teste para decidir qual a melhor proporção entre tamanho e espessura










Agora começa a brincadeira!

Faça uma alcinha com o barbante, dando um nó, e a ajuste sobre a primeira camada de papelão com as pontas/sobras pra dentro e a alcinha para fora (deixe o nó bem na beiradinha). Aplique cola por toda a superfície e cole uma segunda camada de papelão sobre esta primeira, fazendo um "sanduíche". Depois, cole a(s) camada(s) restante(s).


Coisicas Artesanais - Simone dos Santos - PAP coração decorativo
Tico e teco em colapso: acho que a ordem das fotos ficou 'zoada'... Mas dá pra entender, né? ;)

Coladas as camadas de coração, temos agora um "sanduíche". Espere a cola secar completamente (deixe o "sanduíche" sob um livro pesado para ficar bem coladinho). Passada essa etapa, é chegada a hora, então, de aplicar a massa corrida ou F12. Eu fiz um de cada para mostrar o resultado aqui procês

Observações: 
1- Antes de sair "besuntando" tudo, proteja a cordinha com uma fita crepe.
2- Comece passando a massa nas bordas laterais e em parte de uma das superfícies (afinal, você precisa segurar o "troço"), espere secar e depois passe a massa onde ficou faltando.
3- A espátula ajuda muito na hora de aplicar a massa, mas para alguns cantinhos eu acabei usando o dedo mesmo. Evite fazer isso, mas se, de toda forma, o fizer, lave bem as mãos assim que acabe a "lambança", retirando todo o produto da pele).
4- Gostei mais do trabalhinho feito com massa corrida.

Coisicas Artesanais - Simone dos Santos - PAP coração decorativo
"Faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço"... As fotos me entregam: apenas protegi a cordinha do coração onde apliquei F12...










Daí, basta esperar a massa secar bem e, então, lixar para deixar bem lisinho. Muito possivelmente será indicado repetir a aplicação de massa para corrigir pequenas rachaduras que poderão ocorrer devido ao "comportamento" do papelão. O procedimento é o mesmo: passe a massa, cobrindo imperfeições e rachaduras, espere secar bem e, só então, lixe. Se quiser, na segunda "lixada" (porque só então o papelão estará mais protegido), você pode desgastar mais nas beiradinhas com a lixa, cuidando para não "machucar" o papelão. A partir daqui, como fiz dois modelos com materiais diferentes, eu tive dois processos de acabamento diferentes...

Para o coração de massa corrida eu escolhi aplicar betume "tabaco" nas beiradas, usando uma esponjinha suja com matizador (para espalhar o produto com mais uniformidade e dar um efeito de sombreado e "sujinho" de modo mais natural). No final, com a esponjinha carregada "quase nada", eu a esfreguei sobre a superfície do coração, apenas para tirar o "brancão" da massa corrida. Depois, passei um verniz fosco para selar e, depois de seco, apliquei cera em pasta e, por fim, lustrei.

Observação: por alguma razão que desconheço, as ceras em pasta custam muito a dar brilho se aplicadas diretamente sobre massa corrida, por isso passei a "selar" minhas peças nestes casos com verniz fosco ou, ainda, com tinta pva antes de aplicar a cera e lustrar. Tem funcionado ;) 

No fim de todo o processo, as fitas e flores que havia separado inicialmente ficaram de lado e eu decidi fazer um arranjo com palha da costa, folha de louro, pau de canela e sempre-vivas.

Já o coração feito com a massa F12, bem... Depois de lixado (obs.: esta massa é bem chatinha para lixar e deixar um efeito bem lisinho), eu apenas encerei e lustrei. Não consegui decidir ainda como finalizá-lo... 


Coisicas Artesanais - Simone dos Santos - PAP coração decorativo de papelão

Não duvido que, em breve (pois, por ora, estou sem), ele acabe portando mais um pombinho - para confirmar minha tara e predileção já conhecidas por todos aqui... rsrs... 

Outras possibilidades: essa técnica de sobrepor camadas de papelão pode render mil ideias criativas! É possível fazer dessas letras que agora estão na moda, um pássaro para enfeitar uma prateleira no quarto daquela tia mais querida, uma mini árvore de natal para a mesa de doces da ceia... Basta deixar a criatividade fluir! ;)


Coisicas Artesanais - Simone dos Santos - PAP coração de papelão - outras possibilidades
Outras possibilidades já em processo de "fazeção" ;)

E então? Alguém aí se animou?? ;)

* * *

Se você gostou deste post, então periga gostar desses aqui também...



Nenhum comentário:

Postar um comentário