2 de abril de 2018

"Tipo" PAP - vidrinhos aromatizantes (e um mote pra falar de Óleos Essenciais)


É "tipo" PAP porque o aroma eu já compro pronto. E porque não existe realmente nenhuma dificuldade ou barreira criativa a ser superada para se montar esses vidrinhos. Mais um post para uma série (não premeditada) de PAPs "sem vergonha" ;P


(Veja o primeiro deles aqui) 

Coisicas Artesanais - Simone dos Santos - vidrinhos com aroma

Não havendo mesmo mistério algum, enfeite os vidrinhos como melhor lhe pareça, encha com lavandinhas ou outros perfuminhos e aplique os palitinhos.

Para aromatizantes bem básicos, você vai precisar de:
- vidrinhos;
- tua essência favorita;
- palitinhos vendidos em casas de essências;
- cordinhas, fitas, barbantes e continhas.

Se quiser incrementar um cadiquin, junte ainda:
- medalhinhas, pingentes ou botões;
- retalhinhos de tecido cortados em formato de coração;
- pedacinhos de renda, passanamaria ou coisa similar;
- cola branca e pincel para aplicar tecidinhos e rendinhas;
álcool e "cotonete" para limpar o excesso de cola no vidro.

E se quiser dar uma "produça" mais "tananãm" no teu vidrinho, arrume também:
- palitinhos com flor de cerâmica na ponta (encontrados nas casas de essências)
OU...
- flor de madeira para aplicar, você mesma/o, num palitinho.

Pronto! Arrumei algo que explicar neste PAP! Faça um palitinho com flor de madeira na ponta! ;)

Tenha em mãos:
- uma flor de madeira e um palitinho ;)
- verruma pequena;
- chave de fenda pequena;
- cola quente ou cola de madeira ou super-cola (dessas que colam tudo - até o dedo!)

Coisicas Artesanais - Simone dos Santos - Vidrinhos com aroma


Coloque a pontinha da verruma em posição diagonal no verso da flor e gire a ferramenta pelo  seu "gancho", fazendo leve pressão para furar a madeira. Atente para a profundidade da tua flor, cuidando para não "vazar" o furo pela frente, ok? Esse furo deve ser feito na diagonal, para o palitinho poder ser encaixado num ângulo agudo (fechadinho), de modo que a flor fique "de frente" para quem olha o vidrinho, e não "chapada", virada pra cima.

Coisicas Artesanais - Simone dos Santos - Flor de madeira no palito para aromatizante


Com uma chave de fenda pequenina, "force" o furo, fazendo movimentos laterais para alargar o buraco o suficiente pra poder encaixar o palitinho. Passe uma gotinha de cola e encaixe o palitinho. Deixe secar.

Coisicas Artesanais - Simone dos Santos - Flor de madeira no palito para aromatizante


Obs.: eu acho mais bacana que o palitinho da flor seja mais curto que os demais palitos. No caso dos palitos com flor de cerâmica, vc pode escolher em qual ponto quebrá-lo para deixá-lo no tamanho que mais lhe agrade. No caso do palitinho com flor de madeira, você pode comprar um pauzinho de laranjeira (desses de tirar o esmalte no canto das unhas) e aproveitar, inclusive, o seu formato angulado numa das pontas para encaixá-lo com mais facilidade no buraco que acabou de fazer na flor. 

A ideia é deixar fluir a imaginação! Vc pode fazer mil vidrinhos e espalhar pela casa... Na bancada do banheiro, na mesinha de cabeceira (lavanda ajuda a ter bons sonhos, sabia?), num aparador próximo à entrada da casa, na mesa do escritório ou na escrivaninha das crianças (ah, e alecrim é ótimo para a concentração!)...  E você pode fazer também vidrinhos para presentear a quem te seja caro! ♥

Coisicas Artesanais - Simone dos Santos - vidrinhos com aroma

E por falar em cheiro bom... 

Conheça as propriedades terapêuticas de alguns óleos essenciais:


Bom, antes de mais nada é preciso dizer que essência é uma coisa e óleo essencial é outra coisa. Essências, fragrâncias, perfumes, aromatizantes e afins "fazem bem" porque deixam o ambiente cheiroso e isso pode ser muito agradável (a depender da fragrância escolhida e do gosto pessoal de cada um, claro). E só. Seus benefícios acabam por aí.

Já os óleos essenciais carregam as propriedades curativas/terapêuticas das plantinhas de onde foram extraídos. É como se fossem o "chá", o "suprassumo" delas. E hoje, mais que figurarem num rol de conhecimentos antes restritos à "sabedoria popular", os benefícios dessas plantinhas vêm sendo (re)descobertos e confirmados cientificamente... 

Ah... Vovó bem que sabia das coisas! ;)

Alecrim - traz energia e vitalidade, objetividade e foco, sendo indicado para ambientes de estudos e trabalho ou onde se requeira concentração; limpa o ambiente; expande a respiração e auxilia em casos de congestão nasal e dores de cabeça. Adstringente e secativo, auxilia contra cravos e espinhas. Deve ser evitado o seu uso próximo à hora de dormir.

Sugestão de usopingue uma gotinha na palma da mão, friccione de leve as mãos para espalhar o produto e, então, faça uma massagem facial. Inspire profundamente. Experimente fazer isso ao acordar, para carregar de boas energias teu despertar.

Cipreste - acalma o coração inquieto, traz resiliência e aceitação e ajuda a manter o "contato" com o "agora"; auxilia em casos de congestão nasal e problemas das vias respiratórias; alivia o desconforto nas pernas e nos pés causado por inchaço e má circulação.

Sugestão de uso: pingue de 3 a 6 gotinhas num pouquinho de creme hidratante neutro (apenas na quantidade que pretende usar de imediato) e faça massagem nas pernas e pés.

Cravo - resgata o bom humor e a autoconfiança, fortalece a memória e afasta a estafa mental e o desânimo, sendo também indicado para ambientes de estudo e trabalho ou para aromatizar a casa no dia de encarar aquele "faxinão" que vinha sendo protelado; antifúngico e antibacteriano, restaura e preserva a saúde das unhas e dos pés. 

Sugestão de uso: pingue 3 gotinhas num pouquinho de creme hidratante neutro (apenas na quantidade que pretende usar de imediato) e aplique nos pés. Ou, ainda, para encarar o faxinão: dilua de 6 a 10 gotas em uma colher de álcool e misture em 1 litro d'água. Molhe panos de limpeza e panos de chão nessa água, esprema bem e passe nos móveis e por toda a casa.

Lavanda - traz tranquilidade e leveza para o ambiente; alivia a sensação de "peito apertado" por angústia; bom contra insônia; expande a respiração e auxilia em casos de congestão nasal e dores de cabeça causadas por estresse. Tem propriedades hidratantes.

Sugestão de uso: pingue uma gotinha no peito ou no travesseiro na hora de dormir, deite-se do modo mais confortável, respire profundamente e relaxe... É possível também pingar uma gotinha na mão, espalhar e fazer uma massagem facial, respirando profundamente.

Todos esses óleos podem ser usados também em rechauds elétricos, aromatizando todo um ambiente, ou em cordões que tenham continhas ou medalhas de cerâmica ou madeira, aromatizando o teu "ambiente individual". Veja  aqui uma dica de cordão que pode ser usado para este fim.

ATENÇÃO: é muito importante que se diga aqui que a grande maioria dos Óleos Essenciais não pode ser aplicada diretamente sobre a pele, sob o risco de causar irritação e alergias severas, uma vez que são muito fortes e concentrados. O de alecrim, o de lavanda e o de cipreste são exceções e, sim, podem ser aplicados diretamente sobre a pele (mas com bom senso e moderação, sem exageros: de uma a duas gotinhas, tá? E evitando-se contato com olhos e mucosas). Aliás, esses 3 OEs fazem parte do meu "kit-sobrevivência"! rs... Amooo! Não vivo sem! E faço massagens faciais com os 3: alecrim pra acordar com disposição em dias de preguiça, cipreste quando estou atacada de sinusite e lavanda para acalmar a mente antes de dormir... Não necessariamente nesta ordem ;)


JARDIM ENCANTADO
(Simone dos Santos)

Folha, flor, botão... Encanto.
Toda planta benfazeja
é a vida que sobeja
em constante celebrar!

Alecrim pra secar pranto,
louro se a força fraqueja,
lavanda, paz que festeja,
jasmim pra querer amar...

♥ ♥ ♥

....................................................................................................................................................

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...