Informação importante: as vendas das coisicas aqui expostas ainda disponíveis na Lojinha estão suspensas temporariamente.

7 de dezembro de 2019

Uma história sobre os pinheiros de Natal e PAP de pinheirinhos para presentear


Tenho boas lembranças dos Natais da minha infância... Quase tão vivo na memória quanto a belíssima, exuberante e luminosa árvore de Natal rodeada de presentes e a mesa posta (cuidadosa e nababescamente) com as mais perfumosas e vistosas guloseimas e iguarias, permanece muito forte também a memória sensorial e corpórea disso tudo e, nesse aspecto, eu quase posso sentir outra vez a emoção, a euforia e a ansiedade que me arrebatavam naqueles dias.

Por conta mesmo de tanta euforia e daquela ansiedade toda, eu ficava muito contrariada que papai "inventasse moda" de, antes de seguirmos para a "festa", assistirmos à missa do galo que, no nosso bairro, começava só às 20h... E eu, que desde a hora do almoço já ansiava por chegar logo a casa da vovó (ou da titia) e me juntar com meus primos, ganhar beijos e elogios dos tios e tias todos (sempre corujas), me embriagar com a beleza da casa ricamente decorada e aquelas luzinhas todas piscando e com o zum-zum alegre de tanta gente se encontrando e festejando... Bem, eu teria de aguardar mais.

E foi numa dessas missas (compulsórias) do galo que eu, contrariada e impaciente, me enterneci ao ouvir a história que nos foi contada pelo Padre que então a celebrava... E esta é a história que eu, hoje, venho partilhar com vocês: a história do Pinheiro de Natal!


PAP Pinheirinhos de arame e a história do Pinheiro de Natal - Coisicas Artesanais - Simone dos Santos
Ao final deste post, veja o vídeo onde mostro como fazer esses pinheirinhos de arame ;)














Pois bem... Contam que quando Jesus nasceu foi aquela coisa, né? Todo mundo queria presentear o menino-Deus e render-Lhe as mais sinceras homenagens. Teve gente que veio dali mesmo, da redondeza, e gente que veio de longe... Até os Reis Magos, que chegaram de muito muito longe mesmo, guiados pela Estrela Guia... Mas essas histórias todo mundo conhece bem...

O que pouca gente se lembra de contar é que também a bicharada e toda a natureza em volta quiseram participar, e que foi um tal de galo cantar e bezerro mugir, de ovelha balir e burrico a zurrar! Pois sim, foi mesmo assim que foi.

E contam que, ali, bem pertinho, coladinho no estábulo, havia 3 árvores, uma Palmeira, uma Oliveira e um Pinheiro, que também ofertaram suas prendas. Dona Palmeira logo se adiantou em oferecer, orgulhosa, as suas folhas em leque, para abanar o Menino. Já a Oliveira, sabedora da importância daquele momento, ofereceu seus frutos, de onde se podia extrair bom óleo para massagear e acalmar o bebê. O Pinheiro, por sua vez, feliz em poder dar algo de si, ofereceu suas pinhas para o Menino brincar.

Nessa hora as outras árvores retrucaram:

- Pinhas?? Você vai ofertar suas pinhas?? Não vê que assim poderá machucar o bebê? - Falou, ríspida, a Palmeira.

- É, Pinheirinho, suas pinhas não são adequadas pra um bebê e suas folhas são duras e pontiagudas, espetam... Você não tem nada o que ofertar ao Menino nesse momento. - Falou a Oliveira, mais ponderada.

Mas Dona Palmeira estava indócil e arrematou:

- Nem sombra esse Pinheiro dá direito!

O Pinheiro, ouvindo tudo aquilo, se encheu de tristeza... De fato, ele reconhecia, as demais árvores tinham razão: ele não tinha nada de bom pra ofertar ao Menino-Deus...  

A tristeza do Pinheiro foi tanta, mais tanta, que Deus, em sua infinita bondade, se compadeceu do pobrezinho e pediu que algumas estrelas que brilhavam no céu naquela noite descessem até ele para confortá-lo. E foi então que aconteceu a coisa mais bela! As estrelinhas vinham caindo do céu até tocarem o Pinheiro e ele foi ficando todo iluminado de estrelinhas multicor, tão radiante! Uma beleza que só Deus mesmo pra fazer uma coisa assim!

Então, dizem que naquele momento exato, quando o Pinheiro estava todo reluzente com as estrelas do Céu, isso chamou a atenção do Menino recém-chegado a este mundo e que seus olhinhos se encantaram de ver tanta luzinha linda a brilhar e que, nessa mesma hora, olhando pro Pinheiro todo iluminado, o pequeno Jesus, pela primeira vez, sorriu!

Nem é preciso contar como se sentiu aquele Pinheiro ao receber tal sorriso, né?? Acho que todos podem imaginar...

E, ao que parece, foi daí que surgiu o hábito de enfeitar pinheiros com luzes que piscam no Natal: para  nos lembrarmos dessa história e recriarmos, simbolicamente, o "mimo" que fez sorrir o Menino-Deus ;)

Que possamos, também nós, sorrir diante dos grandes ou pequenos milagres de beleza e de luz que se repetem, com a Graça de Deus, ao longo de nossas vidas! :)

Um Feliz Natal a todos! 



Clique no vídeo e aprenda a fazer seu Pinheirinho!

...............................................................................................................................................................


Poderá também gostar de...







Nenhum comentário:

Postar um comentário