Informação importante: as vendas das coisicas aqui expostas ainda disponíveis na Lojinha estão suspensas temporariamente.

1 de maio de 2020

Coisicas (culinarescas) Artesanais - Panquequinhas de Banana (sem farinha e sem açúcar)


Amo panqueca! Panqueca doce, panqueca salgada, com recheio, sem recheio, panqueca fina ou tipo americana, tipo crepe, tipo waffle... Daquelas bem farinhentas, cheirando a baunilha e que deveríamos comer com moderação (como se fosse possível uma coisa dessas)...

E acontece que eu estava à busca de uma receita de panqueca tipo americana, bem gorduchona (em todos os sentidos), quando perguntei a minha amiga Catita se ela tinha alguma receita assim.

"Assim, assim, não tenho, mas tenho uma de banana sem farinha e sem açúcar que é ótima, Si!"

Catita tinha razão. A receita era o oposto de tudo o que eu desejava naquele momento, mas acabou se tornando a panqueca que mais faço aqui em casa! De sabor delicado e textura a-pai-xo-nan-te (mega fofa e granulada ao mesmo tempo), ela vai muito bem com geleias ou mel, num café da manhã de um sábado sem muita pressa pra sair da mesa ou numa tarde preguiçosa de domingo...

Mas, hêin! Isso tudo sem contar que ela é mega-ultra-maxi-estrelinha-plus saudável! =) 

Panqueca (fit) de banana da Catita 


Panqueca de banana da Catita - Coisicas (culinarescas) Artesanais - Simone dos Santos
* a receita original (além de não levar cúrcuma) é feita com farelo de aveia, mas variações são possíveis: já fiz com aveia em flocos finos, já fiz com farinha de aveia e já fiz misturando farelo e flocos de aveia... De todo jeito funciona - e fica uma delícia! ;)

Num prato fundo, bata o ovo, junte a banana amassadinha e a canela. Eu costumo juntar também, por simpatia à "curandeirice fitoterapêutica popular", um pouquinho de cúrcuma. Se você fizer parte do "clube" e quiser usar cúrcuma também, minha dica é colocar a canela em dobro (pra cúrcuma não roubar a cena e deixar sua panqueca lembrando a uma paella). Junte o farelo de aveia e a farinha de amêndoas e misture bem até obter uma... maçaroca pesada ;)


Panqueca de banana da Catita - Coisicas (culinarescas) Artesanais - Simone dos Santos
Bata ovo, junte banana (amasse), canela (cúrcuma é opcional), farelo de aveia e amêndoas moídas. Resultado: maçaroca ;)

Despeje em 3 ou 4 partes iguais sobre frigideira já quente e untada com óleo de coco. A ideia é fazer panquecas pequenas, porque isso será providencial na hora de virá-las! ;)

Mantenha o fogo entre médio e baixo, regulando pra não queimar sua panqueca. Espere o tempo necessário pra massa começar a soltar do fundo. Quando soltar, é hora de virar. Atenção: como a massa é muito espessa, ela vai selar por baixo mas continuará molenga e pesada por cima, por isso, vire com muito cuidado - se não quiser comer crumble de panqueca! ;)


Panqueca de banana da Catita - Coisicas (culinarescas) Artesanais - Simone dos Santos
Na foto 1: as bordas se "encolhem", as panquecas se soltam do fundo, embora por cima continue mole: hora de virar - com cuidado. Na foto 2: panquecas viradas sem acidentes! ;) Obs.: Mentira que as minhas panquecas ficam jeitosinhas assim. Quando eu derramo sobre a frigideira, elas se esparramam disformes. Daí, vou ajeitando e arredondando as beiradinhas com uma espátula sujinha de óleo de coco - a mesma que usei pra espalhar óleo na frigideira ;) 

Após virar as panquequinhas, espere mais um minuto e verifique se também esse lado já se soltou do fundo. Quando soltar, voilà! Sua panqueca está pronta! :)


Panqueca de banana da Catita - Coisicas (culinarescas) Artesanais - Simone dos Santos
Ótimo incentivo para tempos de isolamento social: faça panqueca e fique em casa!
--------------------------------------------------------------------------------------------------

Poderá também gostar de...






Nenhum comentário:

Postar um comentário