Informação importante: as vendas das coisicas aqui expostas ainda disponíveis na Lojinha estão suspensas temporariamente.

6 de fevereiro de 2021

Coisicas (culinarescas) Artesanais - Torta fofa de pão velho - Não jogue fora o seu pão dormido!


A receitinha de hoje é muito rápida e fácil e pode ser feita com pão francês, brigite, baguete, pão sovado, levain, multigrãos, pão de linguiça, pão de gergelim... Qualquer um que você tenha em casa! Pode misturar tipos e sabores diferentes também. E pode ser o pão "dormido" (ou "amanhecido") que ficou borrachudo ou mesmo o pão que ficou duro e que só serviria pra fazer farinha de rosca... Vale tudo!

Ó só!

Torta fofa de pão dormido


Unte uma assadeira com azeite ou manteiga e disponha os pães cortados em pedaços ou fatias (como queira). Regue azeite sobre eles e reserve.

À parte, bata com um fouet, até formar um creme:

- 2 ovos

- 1 caixinha de creme de leite

- 2 colheres (sopa) de cream cheese (em temperatura ambiente)

- 2 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado

Despeje esse creme sobre os pães e dê batidinhas nas laterais e no fundo da forma pro creme entranhar e ocupar os espaços vazios. Moa sal grosso e pimenta preta por cima e leve ao forno preaquecido a 250ºC por 20 minutinhos ou até ficar douradinho.

Disponha os pães picados sobre forma untada, despeje o creme e leve ao forno ;)

Observação: as quantidades de creme e de pães devem ser compatíveis com o tamanho da sua forma. Aqui em casa eu uso uma assadeira redonda pequena, de 17cm de diâmetro, que acomoda bem 3 pães do tamanho de brigite ou francês e a quantidade de creme da receita fica proporcional para cobrir tudo.

Você pode incrementar sua torta com azeitonas, tomatinhos cereja, pedacinhos de provolone... Mas mesmo simplinha, só no creme e com salzinho e pimenta por cima, fica delicada e deliciosa! ;P


.......................................................................................

2 comentários:

  1. Olá, Simone!

    Gostei da receita, aqui em casa de vez em quando sobra pãozinho e acabam virando torradinhas.
    Já salvei a receita pra poder fazer e experimentar.

    Um abraço,
    Sônia

    ResponderExcluir
  2. Oi, Sônia! Amo torradinhas também! Só com uma manteiguinha e um cafezinho, hummm... já fazem minha tarde feliz! ;)

    ResponderExcluir