Informação importante: as vendas das coisicas aqui expostas ainda disponíveis na Lojinha estão suspensas temporariamente.

4 de março de 2021

Coisicas (culinarescas) Artesanais - Bolinhos de amêndoas


Hoje compartilho uma receita que é uma adaptação doce que fiz pra receita de scones que aprendi com uma amiga maxi querida, a Anna Laura - que tem maravilhooooosa mão para criações culinarescas! Em breve pretendo publicar a receita original (salgada) que aprendi com ela, mas hoje vou mostrar minha versão doce.

Antes, porém, preciso fazer uma ressalva: embora essa receita seja inspirada no scon inglês, eu nunca logrei chegar naquela textura macia e quebradiça, farofenta e 'desmanchosa' (que derrete na boca) dos quitutes originais. O meu 'bolinho' (melhor chamar assim, então, né?) fica algo entre um biscoito fofo e um bolinho mais seco, lembrando em muito a rosca frita da tia (ou da padaria) - só que sem fritura. Bom demais para acompanhar um cafezinho e, ademais, faz o maior sucesso aqui em casa! ;)


Bolinhos de amêndoas




Numa bacia, junte:

- 2 xícaras de farinha de trigo
- 1/2 xícara + 1 colher (sopa, cheia) de amêndoas moídas
- 4 colheres (sopa, rasas) de açúcar
- 2 colheres (chá, rasas) de fermento químico em pó

Misture tudo e reserve. 

Numa xícara, junte:

- 1 dedo de óleo de coco (ou outro óleo de sua preferência)
- 2 colheres (chá) de essência de baunilha
- 1 ovo
- leite até completar o conteúdo (1 dedo abaixo da borda da xícara)

Jogue o conteúdo da xícara na bacia com os secos e misture tudo com uma colher.

Misture os secos numa bacia, junte os líquidos numa xícara e verta sobre os secos. Misture tudo.


Depois de misturada, a "gororoba" vai se soltar do fundo da bacia. Se necessário, junte mais um bocadinho de farinha nessa hora. Vá retirando às colheradas e formando bolinhas. Você pode só ajustar o conteúdo da colher com a ponta dos dedos ou, se preferir, enrolar nas mãos (neste caso, enfarinhe um pouco as mãos). Passe o fundo de cada bolinha num pratinho com farinha e disponha em tabuleiro (não precisa untar/polvilhar), deixando espaço entre elas. Leve ao forno preaquecido em temperatura média a alta (aqui em casa, 255ºC), por 15 ou 20 minutos (quando ficarem levemente douradinhos).

Se não quiser, não precisa enrolar na mão: pegando com a colher, o formato já vem quase pronto. Você ajusta um pouquinho com as pontas dos dedos, passa o fundo na farinha e dispõe num tabuleiro. Abaixo veja em outro formato ;)


Então... Precisaaaar... não precisa enrolar o seu bolinho. Você pode pegar às colheradas e apenas dar um jeitinho com as pontas dos dedos. Assim, mais "rústico", seu bolinho ficará crocante por fora e macio por dentro. 

Mas tem aqueles dias que a gente não se importa de gastar um tempinho a mais na cozinha, né? Neste caso é possível manipular a massa (com a mão enfarinhada) pra deixá-la com formato de bolinho ou até rolinhos em formato de caracol (fica uma gracinha ♥). Nesses dois casos, manipulando a massa, você terá bolinhos mais macios, sem crocância na casca. Em todos os casos, você deve (sempre) passar o fundo do bolinho na farinha antes de dispor espaçadamente no tabuleiro ;)

Veja abaixo como eu faço os bolinhos em caracol ;)

Para fazer o bolinho 'caracol', pegue a massa com uma colher de sopa, faça uma cobrinha,  achate e enrole. Dê um beliscão para "colar" a ponta. Passe o fundo do bolinho na farinha e disponha em tabuleiro.

Aqui em casa, eu adoro comer esses bolinhos com mel! Já meu marido come puro mesmo. Gostamos de combinar o bolinho com um cafezinho com leite... ♥

Abaixo deixo fotos do bolinho nos 3 formatos que faço aqui em casa (a depender do tempo que tenho e da minha disposição)... De qual mais gosto?? Do enroladinho feito caracol... Porque comer com os olhos faz parte do comer bem ;)


O rústico... (delicioso e prático)


O sóbrio... (delicioso e vistoso)

O cute-cute... (delicioso e... Ównnn ♥♥♥)


..............................................................

Nenhum comentário:

Postar um comentário