Informação importante: as vendas das coisicas aqui expostas ainda disponíveis na Lojinha estão suspensas temporariamente.

25 de agosto de 2020

Coisicas (culinarescas) Artesanais - Sobre bolos e Sacis - Bolo fofo com calda de mirtilo e... bananas!


Esse bolo tinha a intenção de ser dois. Usando a mesma receita daquele bolo fofo e delicioso, que eu amo muito e é super curinga (daí eu me atrever a fazer as maiores loucuras a partir de sua massa), eu pretendia fazer uma cuca de mirtilo e um bolo invertido de banana com calda de açúcar. Mas a coisa desandou...

Já contei pra vocês que não tenho boa mão para bolos, né? Mas tenho mesmo é especial e severa limitação com outras duas coisas nessa vida: matemática e calda de açúcar. Nesta ordem mesmo. Tenho muitas outras limitações, é bem verdade, mas não vou ficar contando meus defeitos aqui... :P

Pois... daí que estava tudo bem encaminhado, calda de mirtilo pronta, bananas cortadas em rodelas, massa do bolo pronta (sem o fermento e o bicarbonato, que eu espero pra colocar só no último momento)... faltava só fazer a "farofinha" da cuca (coisa rápida) e a calda de açúcar ("tenso"), mas (adivinham??)... a calda de açúcar não saiu. Não saiu e não houve nada que desse jeito...

Tentei na panela, tentei no forno, tentei com o tabuleiro na boca do fogão... Uma hora já havia se passado desde que eu havia começado toda aquela trapalhada culinaresca e minha fé e paciência já haviam me abandonado, sozinha e cansada, desesperada e sem saber o que fazer e com um monte de panelas e tabuleiros espalhados pela pia, pela bancada, no fogão, com calda empedrada em tudo que é formato e recipiente (panela, forma, etc...). Eu só queria 'puxar a cordinha' e 'pedir pra sair'... Mas... o que fazer com a massa já batida, com a calda de mirtilo já pronta e com as bananas já cortadinhas em rodelas?

Num rompante kamikase, eu decidi meter tudo num bolo só! Massa, bananas em rodelas e calda de mirtilos, tudo, num único tabuleiro - e "dane-se!"... Banana não combina com mirtilo? "Dane-se!"...  Não queria mais saber daquele caos instaurado ali, precisava dar um basta naquilo e não me importava mais com o resultado que sairia daquela maluquice... (mentira!)

Afe... Verdade é que fiquei tão brava com a minha trapalhada que cheguei a desconfiar de haver algum Saci traquinando na minha cozinha, me pregando peças... Agosto, cês sabem, né? Diz-se que Sacis andam à solta por aí...

O bolo, entretanto, pra minha grandessíssima surpresa, pra total frustração de um eventual Saci e, apesar de combinação tão esdrúxula (banana com calda de mirtilo!!!), ficou deliciosamente ma-ra-vi-lhooo-sooo! O docinho ácido da calda de mirtilos "causou" com o docinho bem doce das bananas (ei, alguém aí conhece um adjetivo melhor pro dulçor docinho da banana?)... Que combinação deliciosa! E, por isso, apesar das trapalhadas daquele dia, achei que a experiência merecia ser partilhada com vocês ;)

A receita do bolo é a mesma deste link aqui. A dica, se quiser soltar a imaginação, é ficar de olhos bem atentos no Saci... só por precaução! ;)


Bolo de banana e calda de mirtilo - Simone dos Santos - Coisicas Artesanais
Momento desespero: pega tudo e joga num só tabuleiro!


Bolo de banana e calda de mirtilo - Simone dos Santos - Coisicas Artesanais
Opa! Resultado até que simpático...


Bolo de banana e calda de mirtilo - Simone dos Santos - Coisicas Artesanais
Revelação surpreendentemega-ultra delicioso o 'bolo-acidente'! :P

-------------------------------------------------------------------------

Poderá também gostar de...

Sobre bolos e Sacis (parte 2)







Mais um (outro) Divino e um exercício
(bravíssimo) de desapego


Nenhum comentário:

Postar um comentário