Informação importante: as vendas das coisicas aqui expostas ainda disponíveis na Lojinha estão suspensas temporariamente.

3 de agosto de 2021

Coisicas (culinarescas) Artesanais - Pã nô chocolá e avelãs

A receita de hoje é um pãozinho delícia, de massa salgada, com pedacinhos picados de chocolate e avelãs. Não tem a pretensão de parecer um autêntico pain au chocolat (iguaria do bem-comer francês), mas, atrevido, lhe tomou emprestado o nome - sem disfarçar, no entanto, sua verdadeira essência de marota simplicidade ;)

Você pode usar chocolate amargo, meio amargo ou ao leite, o que mais agrade seu paladar. Eu acho que chocolate ao leite, mais docinho, dá um contraste super gostoso com a massa, levemente salgada. Por outro lado, os chocolates amargos emprestam um pouco do seu amargor à massa (porque os pedacinhos menores dissolvem-se nela), o que é também super bem-vindo! Um mix de meio-amargo e chocolate ao leite é ótima pedida! - E, aliás, foi como eu passei a fazer aqui em casa... ;)

É possível, ainda, substituir as avelãs por amendoim torrado, castanha de caju ou nozes, o que você tiver em casa, sempre picadinho... E você pode também optar por essas barras de chocolate que já vêm com pedacinhos de castanha ou de amendoim dentro - porque toda praticidade na cozinha é sempre bem-vinda, né não?


Pã nô chocolá ;)

Obs.: esta massa é uma das inúmeras possíveis variações da massa de pizzinha que já publiquei aqui ;)


Pré-preparo:

Pique na faca os chocolates ao leite e meio-amargo. Eu uso pouco mais de meio tablete de cada.

Toste as avelãs. Assim: espalhe-as num tabuleiro com espaço suficiente para que não fiquem por cima umas das outras e leve ao forno por 10 ou 12 minutos em temperatura alta. 

Atenção! Avelãs passam muito fácil do ponto e podem queimar de uma hora pra outra, mas antes dão sinais! Então fica esperta e guarda essa dica: aguce olfato e ouvidos!

As avelãs vão começar a exalar um cheiro maravilhoso () e, depois disso, começam a chiar estaladinho. É nessa hora que estão prontas. Portanto, quando sentir o cheirinho no ar, cola o ouvido na porta do forno e, se ouvir os estalinhos, apague o forno. Se não estiver estalando ainda, começarão a estalar em mais 1 ou 2 minutos no máximo. Fica esperta nessa hora! ;)

Após a tosta, deixe esfriar fora do forno, retire a pele esfregando na ponta dos dedos e pique apenas a quantidade que pretende usar na receita (sugiro 3/4 de xícara). O que sobrar (se sobrar), guarde num pote bem fechadinho e sirva com aquele cafezinho depois do almoço ;) 

Reserve avelãs e chocolates picados.


Pique os chocolates - eu misturo ao leite e meio-amargo ;)


Após tostar, retire a pele das avelãs, esfregando-as na ponta dos dedos. A tosta é opcional, mas não deveria! rs... 
A tosta de nozes, amêndoas, etc, exalta o sabor dessas oleaginosas e, no caso das avelãs, torna mais fácil despelá-las. 


Feito isso, agora, sim, bora começar a fazer esse pão!

Numa bacia, junte:

- 1 xícara de água (em temperatura ambiente - mas, gente!, com o frio que tem feito, eu tenho amornado a água um cadiquin de nada)
- 1 ovo (em temperatura ambiente)
- 1/2 xícara de óleo de coco (ou outro)
- 2 colheres (de sobremesa, rasas) de açúcar (geralmente uso mascavo, mas serve açúcar branco)
- 2 colheres (chá) de sal

Obs.: já comentei antes aqui, mas sempre é bom lembrar: embora leve mais açúcar que sal, a massa é salgada, viu? E vai super bem com chocolate! ;)

Misture tudo e junte:

- 1 xícara de farinha branca
- 1 pacote (10g) de fermento biológico seco (fermento em grânulos para pão)

Agregue bem e junte:
- Chocolate ao leite e chocolate meio-amargo picados - pouco mais de meio tablete de cada
- 3/4 xícara de avelãs torradas, sem pele, grosseiramente picadas 

Torne a mexer para agregar tudo e, por fim, junte mais:
- 3 xícaras de farinha (ou o suficiente para selar a massa e começar a descolar da bacia)


Após juntar a primeira parte de farinha, junte chocolate e avelãs e, depois, o restante da farinha até a massa descolar


Passe a massa para formas de pão (aqui em casa eu divido em duas formas de aproximadamente 19x9 cm). Cubra com pano de prato e saco plástico e deixe descansar até dobrar de volume. Essa massa costuma(va) crescer muito rápido, mas recentemente, com o frio que tem feito, tem demorado muito pra crescer! Para ajudar nesse processo, deixe a massa descansando, cobertinha, dentro do forno desligado e com a lâmpada acesa ;)


Aqui em casa eu divido em duas formas. Cubra a massa, deixe crescer e leve ao forno.


Crescida a massa, acenda o forno em 180ºC e deixe a massa descansando ainda mais 10 minutos sobre o fogão enquanto o forno aquece (mantenha a massa coberta em dias muito frios). Após isso, aumente a temperatura do forno para média (aqui em casa, deixo por volta dos 250ºC) e asse seu pão por aproximadamente 20 minutos. 

Esse pãozinho é super bem-vindo nesses dias frios, porque tem sabor e cheiro de muito aconchego! 


Um pão pra encantar chocólatras ou não: macio, perfumadíssimo, salgadinho, doce, amarguinho... tudo ali!

Veja outros pães que já mostrei aqui com essa mesma massa, em versões salgadas:




* *


Poderá também gostar de...

Oh, Minas Gerais... ♥

 
 
Massa básica para pizza
de tabuleiro ou focaccia


Nenhum comentário:

Postar um comentário