Informação importante: as vendas das coisicas aqui expostas ainda disponíveis na Lojinha estão suspensas temporariamente.

17 de agosto de 2021

Coisicas (culinarescas) Artesanais - Pão de centeio e girassol

Este pão é uma das variações que faço de uma receita de pão integral que provei, muitos anos atrás, no café da manhã de um hotel em Campos do Jordão. 

Eu a-do-ro aprender receitas novas quando tenho oportunidade de conhecer outros lugares. Em muitas dessas ocasiões, volto pra casa não só com fotos, lembrancinhas e guloseimas típicas, mas também com muitas ideias gastronômicas anotadas num caderninho... (conheça uma delas aqui e mais outra aqui!)

Naquela ocasião, como a mocinha responsável por cuidar do café da manhã do hotel era muito fofa e gentil, eu não me encabulei de perguntar se ela teria a receita do pão e se poderia compartilhar. Na volta daquela viagem, além de fotos e chocolates, eu trouxe também uma cópia xerox (coisa antiga, gente!) da receita (anotada com letra de mão no caderninho da cozinha do hotel), que me foi tão carinhosamente cedida pela Fernanda, a mocinha fofa que cuidava do café da manhã! 


Pão de centeio e girassol

 

Obs. A receita original é de pão semi-integral e leva 3 xícaras de farinha de trigo integral e 3 xícaras de farinha de trigo branca. Você pode criar variações com outras farinhas, mas é muito importante respeitar essa proporção, nunca excedendo a quantidade de farinhas mais pesadas em relação à farinha branca, para não interferir no crescimento da massa e acabar comendo um pão "massudão" e pesado ;)

 


A receita, generosamente compartilhada, é também generosa: rende 3 pães de tamanho médio ♥♥♥
Veja, no fim desse post, dicas de como congelar/descogelar o pão ;)

Numa bacia, misture:

- 4 colheres de sopa (rasas) de açúcar mascavo (pode substituir por açúcar branco ou demerara)
- 2 e 1/4 xícara de água morna
- 1/3 xícara de óleo
- 1 pacote (10g) de fermento biológico seco
- 1 xícara de farinha de centeio
- 1 xícara de farinha de trigo integral (nesse dia eu só tinha farinha branca em casa, foi a que usei)
- 2 colheres de chá (rasas) de sal (como o sal pode inibir a ação do fermento, eu deixo pra adicioná-lo depois de ter juntado um pouco de farinha, pra evitar contato direto do sal com o fermento e minimizar os riscos, rs)

Misture tudo e junte:
- 3 punhadões de girassol torrado previamente (leve as sementes sem casca ao fogo numa frigideira e vá mexendo até que fiquem esverdeadas e comecem a chiar/estalar. Para usar na receita, espere esfriar)
- 2 punhados de chia (ou linhaça ou gergelim torrado, ou outro grão/semente de sua preferência)
- 1 punhado de grãos de trigo previamente cozidos ou nozes picadas a gosto (opcionais)

Por fim, adicione, uma a uma, agregando à massa:
- 4 xícaras (aproximadamente) de farinha de trigo branca - o suficiente pra soltar a massa da bacia


Misture os líquidos, junte fermento, açúcar, 2 xícaras de farinha e sal, junte os grãos e agregue tudo


Adicione o resto da farinha, agregando 1 xícara por vez, até que a massa desgrude da bacia.

Divida a massa em 2 ou 3 partes e distribua em formas (não precisa untar nem enfarinhar). Disponha alguns grãos por cima, pressionando para agregar ao topo da massa. Cubra com pano e saco plástico e deixe descansar por aproximadamente 1 hora ou até dobrar de volume (em dias e regiões mais quentes, 30 minutos são o bastante). 

Obs. para tempos de friaca incomum: com o frio que tem feito, os pães têm demorado muuuito pra crescer! Para dar uma forcinha, eu os venho deixando cobertinhos dentro do forno (desligado!) com a lâmpada acesa. Vem funcionando bem ;)

A massa ainda por crescer, recém transferida para as formas e, após o descanso, a massa já crescida 

Crescida a massa, acenda o forno em 180ºC e deixe a massa descansando ainda mais 10 minutos sobre o fogão enquanto o forno aquece (mantenha a massa coberta em dias muito frios). Após isso, aumente a temperatura do forno para média (aqui em casa, deixo por volta dos 250ºC) e asse seu pão por 25 ou 30 minutos.

Como viram na primeira foto, essa receita é generosa: rende 3 pães de tamanho médio. Você pode congelar parte deles pra comer em outra ocasião, basta embalar num saco de pão e meter no congelador. Para descongelar, basta tirar do congelador de véspera ou então (o que eu prefiro) passar o pão congelado num filetinho de água corrente e levá-lo ao forno alto por 10 a 15 minutos (a depender do tamanho do pão). Fica delicioso, com a casquinha crocante e com jeitão de que acabou de sair da fornada: quentinho e super cheiroso! 


*  *


Poderá também gostar de...

Rolinhos de amêndoas e frutas vermelhas


 
 
Bolo de chocolate intenso!


Nenhum comentário:

Postar um comentário