Informação importante: as vendas das coisicas aqui expostas ainda disponíveis na Lojinha estão suspensas temporariamente.

19 de janeiro de 2022

Coisicas (culinarescas) Artesanais - Torta Piemontese (de Avelãs) ♥


Há muitos, mas muuuuuitos anos mesmo, eu tinha vontade de fazer uma torta como essa em casa. Mesmo antes de provar uma autêntica torta piemontese (do Piemonte e no Piemonte), eu já mirabolava mil ideias e buscava informações sobre como fazer uma torta de avelãs que fosse exatamente isso que eu nem sabia ainda se tratar da famosa e típica torta piemontese!

O Piemonte é uma região belíssima (e deliciosa!) no noroeste da Itália (♥), onde são muito tradicionais os vinhos Barolo e Barbaresco, dentre outros, e iguarias culinarescas como trufas e avelãs. É de lá a famosa Nutella (creme feito à base, ora-ora, de avelãs!) e foi lá, num café da manhã duma pousada, que eu me deparei com a torta que sonhava descobrir como fazer, antes mesmo de saber que ela existia! rsrs...

Conversando com a senhora responsável pela pousada onde eu estava hospedada, eu soube que aquela era uma torta muito tradicional da região e que todos ali a conheciam por "torta piemontese" mesmo. Mas ela não sabia como era a receita, porque quem cuidava do café da manhã era uma senhorinha que havia preparado tudo de véspera e estava de folga justo naquele final de semana. 

Não foi exatamente simples encontrar uma receita de torta piemontese que fosse aquela que eu conheci como "a tradicional" - e que confirmava minha intuição de muitos anos, rs... Mesmo buscando em sítios italianos... Mas acabei encontrando uma com aquele mesmo aspecto granuloso e fofo e com uma informação plus muito importante para identificá-la: essa torta não cresce muito. Pensei: é esta!

Experimentei em casa, intuitivamente reduzindo o açúcar pela metade, já de cara. Nas versões que faria posteriormente, fui reduzindo ainda mais o açúcar, até chegar num ponto de delicado equilíbrio. Vamos combinar que ninguém precisa de açúcar em demasia roubando sabor numa torta onde o principal ingrediente são as avelãs, né?? 

Sim, as avelãs são a estrela principal dessa torta deliciosa, perfumada, fofa e granulosa, ao mesmo tempo rústica e delicada e... muito intrigante - que dispensa leite, manteiga e farinha e tem como base tão somente avelãs e ovos!

Não bastasse ser "enxuta" nos ingredientes, é também uma torta muito simples de se fazer. Com tantas qualidades assim, ela tem tudo pra se tornar uma das suas queridinhas (e curinga) na cozinha! E traz ainda mais uma vantagem: à mesa, é sucesso garantido! ;)


Coisicas Artesanais - Simone dos Santos


Torta Piemontese ♥


Praticidade é pouco! Pra fazer essa torta deliciosa, você tritura avelãs, bate claras e gemas em separado e depois mistura tudo! Basicamente é isso. Mais simples que isso, só dois disso!

E quem disse que não temos dois?! Abaixo eu deixo a receita com duas versões que costumo fazer em casa, a depender da ocasião: uma que rende uma forma de 20cm (ou 2 formas de 17cm) e outra, reduzida, para apenas 1 forma de 17cm. No vídeo (ao final deste post), eu faço a receita reduzida, mas o modo de fazer é o mesmo e você pode se guiar pelo vídeo pra fazer também a receita "cheia".

Bora ver?

* veja aqui dica de como tostar e despelar suas avelãs em casa ;)

Feita a massa conforme descrito acima, transfira-a para forma untada e enfarinhada e leve ao forno previamente aquecido a 250ºC por 25 a 30 minutos (para receitas "cheias" em forma de 20cm) OU por 18 a 20 minutos (para receitas reduzidas, em forma de 17 cm). 

Obs.: essa massa, à base de ovos batidos, é uma beleza pra agarrar na forma! Por isso, enfarinhe a forma com gosto! E seja cuidadosa na hora de desenformá-la. Meu "jeitinho" é passar uma espatulinha fina na borda toda pra soltar as laterais e depois ir "apertando" a torta da borda pro centro pra soltar também o fundo. Ao final do vídeo, eu mostro esse "jeitinho" - pega o bisu lá! ;)





Pequenas heresias...

Quando se trata de receita italiana, a coisa fica muito séria e você pode ser considerado herege caso modifique qualquer coisa ali, um ingrediente ou etapas do preparo. Mas (não deixemos que nenhuma nonna nos leia nunca!) em casa, todo mundo faz suas adaptações, né? E eu vou contar aqui duas adaptações que faço nessa receita e que poderão ser pequenas, porém úteis, heresias ;)

- Essência de baunilha: essência de baunilha é um ingrediente que não entra nessa torta. As avelãs são as únicas responsáveis pelo seu esplendoroso perfume. Maaaasss... se você não está com tempo na cozinha pra tirar a película da gema do ovo (rompendo a gema e deixando-a passar por numa peneira) e não tolera a menor lembrança de cheiro ovo nas tuas receitas, não se furte ao direito de usar algumas gotinhas de baunilha para mascarar eventuais odores de "omelete doce" na tua torta piemontese ;)

- Mix de avelãs e amêndoas: certa vez, não tendo avelãs suficientes para fazer a torta piemontese, mas tendo algumas amêndoas que poderiam completar a receita, eu não pensei duas vezes! Mentira, pensei sim, rs... Mas resolvi arriscar! Usando avelãs e amêndoas em partes quase iguais, a torta ficou perfeitinha - e acho que nem a bisnonna suspeitaria de tal "trapaça"! rs... Fica a dica ;)


Nenhum comentário:

Postar um comentário