Informação importante: as vendas das coisicas aqui expostas ainda disponíveis na Lojinha estão suspensas temporariamente.

25 de agosto de 2022

Bolo de chocolate e avelãs - só 3 ingredientes!!! (Sem farinha, sem manteiga e sem açúcar!)


Taqui um bolo que dá pra fazer de cabeça, sem precisar ficar checando a receita no caderninho a cada ingrediente agregado, porque (né?...) ele leva só 3 ingredientes!!! Chocolate em barra derretido, avelãs trituradas e ovos batidos. Sóóó!!! (Nem fermento vai!) Mistura-se tudo, leva-se ao forno e pronto!

Mas que bolo é esse?? Será que dá certo?? - Foi o que fiquei me perguntando por muito tempo quando vi essa receita, muuuuuitos anos atrás, no antigo (e delicioso) blog Chocolatria, da Simone IzumiNa ocasião, intrigadíssima e curiosa, copiei a receita pro meu caderninho pra "experimentar qualquer hora dessas", mas "a hora" nunca chegou e a receita ficou esquecida por longos anos (bota aí bem uns 10 anos, sem exagero!)... Cheguei a mudar de caderninho (de casa e até de Estado!) e passei a limpo todas as receitas que já havia provado e aprovado, deixando as demais receitas pra verificar depois e depois... e depois... Apenas agora, passados taaaantos anos, eu voltei a pegar aquele velho caderno pra dar um confere e checar o que mais faltava experimentar e, quando bati o olho nessa receita, agora, eu pensei - respondendo ao que havia me perguntado anos atrás: mas é claro que dá certo!!! 

Hoje, tantos anos (e receitas) depois, reconheço neste bolo um inegável parentesco com a divina, perfumadíssima e muito-fácil-de-fazer Torta Piemontese (♥), uma deliciosa iguaria típica da culinária do norte da Itália que leva apenas ovos, avelãs trituradas e açúcar. Mais nada!!! (Já mostrei como fazer dela aqui). A diferença entre a Torta Piemontese e este bolo de hoje é que, no preparo deste, nem fermento vai e, em vez do açúcar daquela, aqui vamos de chocolate. Também o resultado final, quanto a textura, será diferente nessas duas tortas, o que explicarei ao final deste post.

Tá... mas não se deixe enganar! Embora não leve farinha, manteiga, nem açúcar nem fermento, esse não é exatamente um bolo que possamos chamar de saudável (exceto pelo fato de que ele faz bem, sim, pra alma! rs), porque o chocolate presente na massa aporta gordura e açúcar mais que suficientes para gente precisar moderar bem a gula diante dele, viu? 

Mas... vamos à receita! Anota aí no seu caderninho e faça o favor: não leve tanto tempo, como eu, pra experimentar desse pecadinho, ops!, dessa gostosura! =)


Bolo de chocolate e avelãs - só 3 ingredientes!

"Meio-primo" da Torta Piemontese, esse bolo leva só 3 ingredientes! ♥


Ingredientes:

- 350g de chocolate ao leite* 
- 1 xícara de avelãs moídas, previamente tostadas e sem pele. (Veja no pré-preparo desta receita aqui, as dicas para tostar avelãs em casa)
- 4 ovos grandes.

* Eu usei 4 barras de chocolate, sendo 3 de 90g e 1 de 85g, somando ao todo 355g - deu certo. Substituí também metade do chocolate ao leite por meio amargo, para adequar o "teor de doçura" da receita ao paladar aqui de casa. 


Ovos, chocolate derretido e avelãs trituradas - e só!!


Modo de fazer:

Pique os chocolates e derreta em banho-maria. Reserve.

Triture avelãs num mixer, em quantidade suficiente para obter 1 xícara de "farinha". Reserve. 
Obs.: não triture muito as avelãs, para evitar que elas soltem óleo e a farinha aglutine. Ademais, uma farinha com alguns grânulos é até bem-vinda ;)

Bata os ovos até dobrar o volume. Junte a farinha de avelãs e misture. Junte o chocolate derretido e misture. Pronto! Mais fácil que isso não tem, né?



Transfira a massa para uma forma untada com manteiga e polvilhada com chocolate em pó. Leve ao forno preaquecido em temperatura baixa (180ºC), por 35 minutos. Não deixe cozinhar muito para não ressecar. A ideia é ter um bolo sequinho por fora e úmido por dentro. Para isso, fique de olho no seu forno e, antes de apagar, dê uma tremidinha na grelha e observe se a massa está firme em volta e úmida no centro. Essa é a hora certa de tirar do forno!

♥♥♥

No primeiro dia, se servido ainda quentinho, o bolo fica bem molhadinho, ligeiramente granulado, leve e fofo. É como eu prefiro. Depois de frio, sua massa permanece úmida e fofa, mas ela perde a "granulosidade" (meu Deus, dai-me léxico em culinarês!) e se adensa, ficando mais "compacta" e lembrando um pouco uma espécie de "fudge" ou um "fondant", só que macios (nisto, uma diferença para a Torta Piemontese, que permanece "granulosa") e o chocolate fica mais preponderante, dando a impressão de que você está partindo ou mordendo, não uma fatia de bolo comum, mas uma espessa e muito tenra barrona de chocolate! É, definitivamente, um bolo para os chocólatras incorrigíveis e chocoloucos inveterados de plantão! ♥ ♥ ♥

=D


Se você gostou deste post, então periga gostar desses aqui também...




Nenhum comentário:

Postar um comentário